Base, pó e corretivo: Dicas para escolher e aplicar

03/06/2014

{Este post é uma contribuição da Época Cosméticos para o Fer Cezimbra}

Os olhos super produzidos não adiantam nada se a base, o pó ou o corretivo te traírem. A pele faz toda a diferença para uma maquiagem perfeita! Se você tem dúvidas quanto à escolha dos produtos ideais... Calma! Tudo pode ser mais simples do que parece.

Um dos erros mais comuns na hora de escolher qualquer um dos três produtos é acreditar que eles podem mudar o tom da pele. Pensando assim é que os erros começam. Se a intenção é parecer mais bronzeada, por exemplo, o mais indicado é investir em maquiagens específicas para dar o efeito de pele dourada, mas nunca usar produtos com um tom diferente da sua pele.

Além disso, existem muitas tonalidades de pele diferentes e isso é o que torna esses itens de maquiagem tão pessoais, uma vez que precisam ser adequados a todas as variedades. Por isso é melhor tê-los sempre na nécessaire. Pegar emprestado de uma amiga, neste caso, pode não ser uma boa opção.

Para não errar nunca mais e estar com a pele sempre impecável, vamos tentar responder algumas dúvidas:

Base

1. Como acertar no tom?

Se você puder testar, essa é a melhor forma de ver se a base funciona ou não para a sua pele. Quando estiver na loja, é muito importante não testar duas bases diferentes em regiões muito próximas da pele, isso pode dificultar a comparação. Além disso, não é indicado aplicar a base na loja e levar para casa logo em seguida - o comportamento do produto pode alterar-se de acordo com o tempo. Por isso, para não errar na escolha, o ideal é testar o produto na loja e observar como ele vai se comportar na pele depois de algumas horas, só depois disso decida se essa é mesmo a opção certa.



Entretanto, compras pela internet também não são uma missão impossível.O mais importante nessa situação é autoconhecimento. Se você já tiver uma ideia básica do que funciona ou não na sua pele, tudo fica muito mais fácil. A alternativa mais simples para substituir os testes são os swatches - aquelas fotos que mostram a diferença de cada um dos tons de um produto. Se possível, não se conforme com apenas um swatch, pois nem sempre em fotos a iluminação vai ser a mesma, por exemplo, e isso pode induzir ao erro. Por isso é mais seguros ter várias referências antes de decidir.

2. Só a cor importa?

A primeira coisa na qual pensamos é o tom da base, mas existem outras questões que podem fazer toda a diferença, como por exemplo, a textura, duração e acabamento. Esse é um dos motivos pelos quais não é indicado tirar conclusões sobre um produto apenas pelo tempo de teste na loja. Você não conseguirá perceber todos os outros quesitos em um período tão curto.

Primeiro, quanto ao acabamento, existem quatro opções diferentes. As bases matte ou opacas são as que não apresentam nenhum tipo de brilho, são indicadas para quem tem a pele mista ou oleosa. As semi-matte continuam sendo opacas, são mais leves e deixam a maquiagem menos artificial, ideal para dar aquele efeito de pele saudável. Também são indicadas para quem tiver a pele mista ou oleosa. Já o acabamento acetinado dá mais brilho à pele, por isso é indicado para peles secas, assim como as bases sheer, que são ótimos para uniformizar a pele, mas tem a cobertura bem leve.

Além disso, maior cobertura não quer dizer necessariamente maior qualidade. Nem sempre você precisa mesmo de uma base tão pesada, se a sua pele não tiver tantas imperfeições, principalmente no dia a dia vale a pena investir em uma base mais leve e deixar a maquiagem mais natural.

3. A Base só pode ser aplicada com um pincel?


Em caso de emergência, os dedos podem ser uma ótima saída, mas não é a melhor escolha para a aplicação diária, porque podem deixar a pele mais oleosa. Pincéis ou esponjas são os mais indicados para deixar a pele uniforme e evitar excessos de produtos em algumas regiões.

Mas para acertar em cheio na utilização da base é preciso saber onde aplicar. Um dos deslizes mais comuns é não estender a base do rosto para o pescoço, e até a raiz dos cabelos. A diferença no tom de pele pode ficar muito visível e pode criar um efeito de “máscara”, principalmente em fotos com flash, se a base não for aplicada em todas as regiões do rosto.


1. Por que o pó é tão importante?

O pó é um dos itens mais essenciais e versáteis da maquiagem, ele pode ter diversas funções. O ideal é que seja aplicado depois da base e do corretivo, assim pode ajudar a uniformizar o tom dos dois produtos, além de colaborar para segurar a maquiagem por mais tempo.

Já para quem utiliza somente o pó, sem a base e o corretivo, ele vai ajudar a tirar o brilho excessivo da pele, mas isso não é muito indicado para quem tem a pele muito seca para evitar o efeito craquelado.



2. Compacto ou solto?

O efeito do pó solto é mais leve. Com ele, você consegue retirar o brilho excessivo da pele, dar o acabamento necessário para a maquiagem, sem acabar pesando e errando na medida. Já o pó compacto é ideal para estar sempre na bolsa e ser usado para retoques ao longo do dia. Principalmente em eventos, usar o pó solto translúcido pode ser mais vantajoso, já que ele evita as famosas manchas brancas na pele, principalmente diante dos flashes das câmeras.

Na hora de aplicar com um pincel, muito cuidado com a quantidade, para evitar erros, é sempre melhor dar uma leve batidinha na mão antes de passar no rosto, assim você consegue evitar as concentrações do produto em uma só região.

Corretivo

1. Como escolher o tom ideal?

Há quem escolha o tom do corretivo como um tom mais claro da pele achando que isso vai fazer com que ele se torne ainda mais discreto, mas isso é um mito. A verdade é justamente o contrário, quanto mais próximo do tom da sua pele, mais imperceptível ele será. Uma das melhores formas de testar é aplicar o corretivo entre as sobrancelhas, se o produto ficar uniforme e praticamente desaparecer, ele é ideal para você.

2. Deve ser usado em que regiões do rosto?


Pode ser usado tanto para disfarçar as olheiras e aliviar o ar de cansaço, quanto para esconder pequenas imperfeições como manchas de espinhas. Mas muito cuidado para usá-lo com moderação, a base é a mais adequada para esconder maiores incômodos, o corretivo é indicado apenas para correções pontuais. Um pouco de corretivo na região do nariz também pode ser uma ótima opção para uniformizar o tom da pele na região.

Cuidado, também, com os corretivos indicados para iluminar, que devem ser aplicados somente na região dos olhos e em quantidades bem pequenas.

3. Como funcionam os corretivos coloridos?

Os corretivos coloridos possuem funções mais específicas, por isso se eles forem a sua escolha. A melhor opção é ter um de cada, além do corretivo tradicional no tom da sua pele. Os verdes são indicados para corrigir manchas avermelhadas, por isso são os indicados para disfarças espinhas, por exemplo. Já os amarelos são para manchas roxas, como olheiras muito profundas. E o lilás, para neutralizar tons mais escuros do que o da pele.


Entretanto, sempre que você usar um destes corretivos coloridos, o ideal é aplicar um pouco de um corretivo com o mesmo tom da sua pele em cima, para deixar mais natural e não correr o risco de não uniformizar bem a cor e causar uma mancha colorida na pele.

O que é lei quando o assunto são produtos para a pele é que cada caso é um caso, faça quantos testes forem necessários até encontrar os tons e produtos ideais para você.

Mas depois dessas dicas com certeza ficou mais fácil atingir a tonalidade da pele perfeita, não é?
3

3 comentários:

  1. Muito legal o post.. Adoreiiiii.... Comprar corretivo facial sempre é um desafio para mim, tenho a pele bem clarinha mas fico vermelha com muita facilidade então a tonalidade do corretivo deverá ser mais voltado para tonalidades mais claras, e não escuras como eu estava fazendo.. certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que escolher um corretivo que seja exatamente no tom da sua pele (às vezes eu pego uma cor um pouquiiiiiiinho mais clara só pra ajudar a iluminar). Agora, pra anular o vermelho, usa o corretivo verde, como diz no post aí em cima! =) Obrigada por comentar!

      Excluir
  2. Que legal, vou experimentar o corretivo verde para anular a vermelhidão da pele e usar tonalidades mais próximas do tom da minha pele... Obrigadoo Fer Cezimbra!!!! =****

    ResponderExcluir

Olá! Antes de mais nada, obrigada por estar comentando no meu blog!

Os comentários do FerCezimbra são abertos a todos os usuários do Google (inclusive aos anônimos). Porém, antes de serem publicados, todos os comentários postados serão submetidos à minha moderação, para que eu possa ter um maior controle acerca de quem e quantos se comunicam comigo por aqui! Sempre que possível, responderei aos comentários. Então fiquem ligados. :*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
/*CATUS---------------*/